Gioia - Odontologia Multidisciplinar

ESPECIALIDADES

A GIOIA Odontologia é uma clínica multidisciplinar que oferece atendimento qualificado nas diversas
especialidades da saúde e estética bucais. Possibilita tratamento eficiente, rápido e completo em uma mesma localização.


Confira nossas especialidades:

  • OdontopediatriaAbrir ou Fechar

    A Odontopediatria é a especialidade da Odontologia que cuida da saúde bucal do bebê ao adolescente e pela qual as crianças tem o primeiro contato com o dentista.

    A atuação do odontopediatra é importante na prevenção, educação e motivação para obtenção da saúde bucal do seu “pequeno” paciente e esse contato deve se iniciar cedo para que seja positiva sua imagem, tornando as práticas odontológicas um hábito saudável e rotineiro, sem medo do tratamento odontológico.

    O odontopediatra apresenta conhecimentos sobre as diversas fases do crescimento e desenvolvimento da criança, atuando em cada uma delas, sempre respeitando a individualidade e peculiaridades de cada paciente.

    O odontopediatra atua na prevenção e tratamento da cárie dentária, doença periodontal (problemas de gengiva), hábitos bucais (uso prolongado de mamadeira e chupeta, sucção de dedo, respiração bucal, entre outros), alterações oclusais (na mordida), dieta e higiene oral do paciente.

    A abordagem da criança é feita interagindo-se com outras especialidades relacionadas: ortodontia / ortopedia funcional dos maxilares, pediatria, otorrinolaringologia, fonoaudiologia, psicologia, nutrição, obtendo-se assim uma visão completa do paciente.

    O sucesso do tratamento depende de uma boa comunicação do odontopediatra com a criança e com o núcleo familiar, pois um vínculo de confiança mútua deve existir para que os ensinamentos do consultório sejam vividos no seu dia-a-dia, podendo assim crescer saudável e feliz!


  • Ortopedia Funcional dos Maxilares (OFM) com ênfase na Reabilitação Neuroclusal (RNO)Abrir ou Fechar

    A Ortopedia Funcional dos Maxilares (OFM) baseada na Reabilitação Neuro-Oclusal (RNO) é a especialidade da Odontologia que atua de forma funcional no direcionamento do crescimento e desenvolvimento das bases ósseas maxilares, proporcionando harmonia da face e equilíbrio da respiração, deglutição, mastigação, fala e postura de cabeça e pescoço.

    O papel da Odontopediatria e da OFM é acompanhar a criança desde o início, realizando orientações quanto à importância do aleitamento materno, alimentação de transição, dieta adequada e cuidados com as estruturas orofaciais (dentes, gengiva, arcadas dentárias, musculatura associada), prevenindo, diagnosticando e tratando as possíveis alterações já na dentição decídua (de leite), evitando o aparecimento de problemas maiores e mais severos na dentição permanente.

    O regime alimentar atual (alimentos pobres em fibras, industrializados, de textura pastosa, cariogênicos) é o grande responsável pelo quadro de alterações oclusais (na mordida) que encontramos já precocemente nos pacientes infantis (atrofias, desequilíbrios funcionais e de desenvolvimento, apinhamentos dentários).

    A falta do estímulo mastigatório correto vai acarretar um desequilíbrio no sistema que se agrava com a idade, caso não haja nenhuma intervenção.

    A atuação precoce previne desequilíbrios mastigatórios, assimetrias de desenvolvimento, disfunções articulares (ATM) e problemas periodontais (de gengiva), diminuindo ou simplificando a necessidade futura de uso de aparelhos ortodônticos.

    A resposta ao tratamento na primeira etapa da vida (do bebê ao adolescente) é bastante gratificante, pois a criança está em constante crescimento e desenvolvimento, apresentando estruturas maleáveis, mais simples de corrigir, evitando que alterações funcionais iniciais tornem-se esqueléticas no adulto.

    Mordida aberta anterior

    Mordida cruzada anterior

    Mordida cruzada posterior


  • OrtodontiaAbrir ou Fechar

    A Ortodontia é a especialidade da Odontologia que atua na prevenção e tratamento de problemas de crescimento e desenvolvimento das estruturas faciais, dos arcos dentários e da mordida (disfunções dento-faciais), por meio de recursos mecânicos faciais.

    Trata das alterações de oclusão dos dentes (“dentes tortos”).

    Um sorriso bonito é fundamental para todas as relações, quer sejam pessoais, quer sejam profissionais.

    Sorrir é sempre bom!

    Na GIOIA Odontologia o paciente pode optar entre a Ortodontia tradicional com uso de aparelhos metálicos ou o uso de aparelhos de porcelana que são praticamente imperceptíveis, além de opções mais modernas como os braquetes auto-ligáveis ou os “aparelhos invisíveis” como as placas transparentes do sistema Clear-Aligner da Scheu-Dental


  • Odontologia Estética/DentísticaAbrir ou Fechar

    A Odontologia Estética é a especialidade que proporciona beleza associada à saúde dental, bucal, psicológica e social dos pacientes. No entanto, a estética não se sobressai às questões biológicas e funcionais do sistema mastigatório, é balanceada e avaliada em cada caso.

    A análise facial completa direciona as possibilidades de intervenções da Odontologia Estética e permite que o resultado obtido seja tanto melhor quanto maior for o rigor desse olhar. Desta forma, é preciso conhecimento e boa observação dos dentes, gengiva e as relações estabelecidas globalmente com os lábios e o rosto.

    Após analise facial do sorriso, por meio de moldes em gesso e fotografias, é traçado o diagnóstico necessário para cada paciente.

    As principais técnicas envolvidas nessa especialidade são: Clareamento Dentário; Facetas e Próteses Dentárias; Gengivoplastia (plástica de gengiva); Restaurações que visam a alteração do formato e cor dos dentes e a harmonização do sorriso.

    Destaques:

    Restaurações de Porcelana e Resinas

    Na GIOIA Odontologia utilizamos o que há de mais moderno em soluções estéticas para as restaurações. As resinas e porcelanas utilizadas são importadas e de última geração, o que garante uma grande resistência à mastigação e baixo índice de infiltrações e sensibilidade. Trabalhamos com laboratórios de prótese dentária de excelência.

    Clareamento Dentário:

    Na GIOIA Odontologia o clareamento pode ser feito pelo método caseiro, de consultório, onde há aparelhagem moderna adequada, ou a combinação dos dois. O processo feito dessa última forma torna o resultado mais uniforme com menor tempo de trabalho, aumentando desta forma o conforto do paciente. Pode ser realizado em três padrões:

    (1) Auto-aplicação: a partir de um modelo de gesso feito pelo cirurgião-dentista do paciente, prepara-se uma moldeira transparente e individual para o paciente, que recebe um kit com gel clareador para aplicação em prazo variável e conforme a indicação;

    (2) Consultório: com uso de aparelhagem e materiais modernos e adequados, utiliza-se produto clareador de maior concentração;

    (3) Associado: consultório e auto-aplicação combinados.

    A indicação da técnica de clareamento depende de fatores que devem ser avaliados pelo cirurgião-dentista, proporcionando conforto ao paciente e resultado satisfatório e duradouro.

    Sorriso Gengival (Plástica de gengiva/Toxina Botulínica):

    Quando a gengiva recobre parte excedente do dente, reduzindo o seu comprimento, a gengivoplastia proporciona a harmonia entre os dentes (estética branca) e gengiva (estética vermelha).

    Quando o paciente expõe mais de 3mm de gengiva ao sorrir, e não há excesso de tecido gengival recobrindo os dentes, é indicada a aplicação de toxina botulínica para harmonizar o sorriso.

    Odontologia estética curativa:

    Utilizada com bons resultados na recuperação de dentes com problemas como: cáries, falta de material restaurador podendo prejudicar a função, infiltrações em restaurações mal adaptadas e substituição de restaurações escuras por restaurações estéticas, visando à recuperação da saúde bucal. O tratamento pode englobar outras áreas da odontologia tais como a endodontia, implantodontia e periodontia, antes da confecção ou troca de alguma restauração ou peça protética.

  • PeriodontiaAbrir ou Fechar

    A Periodontia é a especialidade da Odontologia que trata as doenças da gengiva e dos tecidos de suporte dos dentes.

    As alterações patológicas do periodonto são chamadas doenças periodontais, sendo mais frequentes as gengivites e periodontites que são inflamações causadas pelo acúmulo de placa bacteriana (tártaro).

    Pacientes que possuem doença periodontal devem ser acompanhados de forma sistemática e cuidadosa pelo especialista pois essa patologia leva ao “amolecimento” e perda de dentes, muitas vezes sem nenhum sinal de cárie, mas com trauma oclusal associado.

    As doenças periodontais podem influenciar a saúde geral ao afetar diretamente ou contribuir para o desenvolvimento de enfermidades em outros orgãos. A periodontite é um indicador de risco para doenças cardiovasculares, diabetes mellitus, nascimento de bebês prematuros e de baixo peso.

    A importância da prevenção é o segredo para manutenção da saúde: Sua Saúde Começa pela Boca!


  • EndodontiaAbrir ou Fechar

    O que é?

    A Endodontia é a especialidade da Odontologia que estuda a forma, a função, saúde, injúrias e doenças da polpa dental (“nervo” do dente) e da região perirradicular.

    A polpa é um feixe vásculo-nervoso que fica na porção mais profunda do dente, abaixo do esmalte e da dentina. Ela é responsável pela sensibilidade dentária.

    Dentes que, por trauma ou infecção, tiveram seu nervo comprometido, devem ter sua parte interna limpa e obturada a fim de que não ocorram dor nem infecção posteriormente.

    Atualmente existe o método tradicional de tratamento endodôntico com limas manuais e o tratamento com a utilização de limas rotatórias e localizador apical, o que diminui o tempo de tratamento e minimiza a exposição ao raio-x.

    Em muitos casos, tratamentos endodônticos de molares (com 2 ou 3 raízes) que eram realizados em 3 ou 4 sessões podem agora ser resolvidos em uma única sessão.


    Abertura | Remoção da polpa | Obturação do canal | Dente restaurado.

  • Reabilitação ProtéticaAbrir ou Fechar

    Reabilitação Protética é a especialidade da Odontologia que visa a reabilitação estética e funcional de dentes com grande comprometimento de estrutura ou dentes ausentes.

    Quando o dente está muito comprometido pela perda de estrutura, seja por doença cárie ou trauma, muitas vezes a restauração direta convencional (resina composta ou amálgama) não é adequada.

    Nesta situação, opta-se por uma restauração mais resistente, que envolva todo o dente ou parte dele, protegendo das forças da mastigação, como, por exemplo, as inlays, onlays, coroas e núcleos protéticos.

    A prótese dentária é a especialidade da Odontologia que lida com a reposiçao de tecidos bucais e dentes perdidos, visando restaurar e manter a forma (estética e fonética), funçao (mastigaçao) e saúde bucal. Repoe ou restaura de forma indireta (por meio laboratorial) os dentes, por meio de confecçao de próteses fixas (incrustraçoes e coroas em metal revestido ou nao de material estético) ou próteses removíveis como próteses totais, a popular "dentadura", ou prótese parcial removível, a popular "ponte móvel".

    Atualmente, as próteses podem ser suportadas e retidas por implantes, que promovem reposiçao de dentes unitários sem a necessidade de alterar os dentes adjacentes ou aumentam a eficiencia mastigatória das próteses removíveis convencionais nos casos das perdas múltiplas e até totais dos dentes.

    Outra inovaçao sao as próteses livres de metal, que proporcionam máximo resultado estético, e sao possíveis hoje em dia graças a evoluçao dos materiais como a resina e a cerâmica nos quesitos resistencia e mimetismo da estrutura dental.

    Quando se perde todos os dentes usa-se:

    Prótese Total sobre Mucosa

    Prótese Total sobre Implante


    Quando se perde alguns dentes usa-se:

    Prótese Parcial Removível

    Prótese Parcial Fixa Sobre Raízes

    Prótese Fixa Sobre Implantes


  • Cirurgia BucomaxilofacialAbrir ou Fechar

    A Cirurgia Bucomaxilofacial ou mais corretamente, cirurgia e traumatologia bucomaxilofacial, é a especialidade da Odontologia que se objetiva no tratamento dos traumas de face como também na complementação da atuação da Estomatologia (especialidade responsável pelo diagnóstico e tratamento de lesões bucais) proporcionando a resolução cirúrgica de doenças do complexo maxilomandibular, traumatismos (fraturas), tratamento de deformidades faciais (congênitos ou adquiridas), disfunções das articulações têmporomandibulares (DTM) e dores orofaciais, cistos e tumores benignos, infecções faciais e deformidades dos maxilares (prognatismo e micrognatismo).

    A cirurgia bucomaxilofacial pode ser de âmbito ambulatorial ou hospitalar, dependendo do caso e de sua gravidade.

  • ImplantodontiaAbrir ou Fechar

    Simples prazeres da vida como se alimentar, sorrir e falar podem ser um grande problema para muitas pessoas que sofrem com as perdas dentárias.

    O uso de próteses removíveis, devido às falhas por perda dentária, podem causar insegurança, constrangimento e problemas de relacionamento social aos seus usuários.

    Muitas pessoas estão optando pelos implantes dentários, uma forma revolucionária para repor os dentes ausentes.

    Implantes dentários oferecem boa alternativa às limitações das próteses removíveis (ponte e dentadura), devolvendo às pessoas conforto e confiança em comer, falar, sorrir e aproveitar a vida!

    Na GIOIA Odontologia utilizam-se implantes osseointegrados de titânio, que é um material com grande biocompatibilidade.

    Após a colocação dos implantes aguarda-se um prazo variável para que ocorra sua "fixação" ao osso (osseointegração) para que se possa, com segurança, colocar a prótese sobre este implante.

    Em casos especiais é possível fazer a chamada carga imediata, ou seja, imediatamente após a colocação do implante, já se faz a instalação da prótese.

    Em alguns pacientes com grande perda óssea é necessário procedimento de enxerto ósseo prévio à colocação dos implantes.

  • OdontogeriatriaAbrir ou Fechar

    Os pacientes da terceira idade possuem características peculiares e, portanto, se faz necessário um atendimento personalizado, com paciência e carinho, além do uso de materiais apropriados e atenção especial.

TELEFONES / FAX: (55 11) 3287-7512 - 3285-0405

Todos os direitos reservados - copyright © 2012 - Gioia Odontologia Multidisciplinar
Desenvolvido por: ContactoNET